segunda-feira, 25 de maio de 2009

Formol nos cabelos

A Anvisa proibiu o uso de formol nos cabelos em cabeleireiros. E o motivo é muito simples: o formol é cancerígeno.Aí você vem com aquele discurso que eu mesma já fiz para minhas pacientes, apesar de ter nascido com os cabelos lisos "Não deve ser assim... E os anos que passei dissecando cadáveres, sentindo aquele cheiro que me fazia lacrimejar por horas?!". Bom, gente, não é bem assim. No anatômico, lugar onde dissecamos cadáveres, a concentração no ar de formol já foi medida de 0,07 a 2,94 ppm (partes por milhão).
Só para vocês teram uma idéia, aí vai uma tabelinha:

0,1 a 0,3 ppm: menor nível no qual tem sido reportada irritação;
0,8 ppm: limiar para o odor (começa a sentir o cheiro);
1 a 2 ppm: limiar de irritação leve;
2 a 3 ppm: irritação dos olhos, nariz e garganta;
4 a 5 ppm: aumento da irritação de membranas mucosas e lacrimejação significativa;
10 a 20 ppm: lacrimejação abundante, severa sensação de queimação, tosse, podendo ser tolerada por apenas alguns minutos (15 a 16 ppm pode matar camundongos e coelhos após 10 horas de exposição;
50 a 100 ppm: causa danos severos em 5 a 10 minutos (exposição de camundongos a 700 ppm pode ser fatal em duas horas).

O formol é muito perigoso em contato com a pele ( por isso éramos praticamente obrigados e orientados a usar luvas no anatômicos) e se inalado, principalmente na forma de VAPOR. Queridos e queridas: aí está a palavra chave. O que acontece quando vc aplica o formol nos cabelos e passa um secador quente em cima? Vira VAPOR. Entendeu? No anatômico não tem secador de cabelo em cima do cadáver!!!!!

A temperatura ideal da saída de ar para evitar a queima do cabelo, deve variar entre 70 a 80 graus Celsius. Entre os testes feitos pelo PRO TESTE (site de defesa do consumidor) , os secadores chegam a 93,5º C, o que causaria a queima dos fios e a total desidratação dos cabelos. Já pensou quase 100º C em cima dos seus cabelos com formol?

O vapor de formaldeído irrita todas as partes do sistema respiratório superior e também afeta os olhos. A maioria dos indivíduos pode detectar o formol em concentrações tão baixas como 0.5 ppm e, conforme for aumentando a concentração até o atual limite de Exposição Máxima, a irritação se dá mais pronunciada.

Se você quer ficar ainda mais de cabelos arrepiados, acesse o site do INCA, isto mesmo, Instituto Nacional do Câncer, de onde eu retirei alguns dados.
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=795
Este assunto foi muito bem abordado pela Dra. Ferananda Gavazzoni no Congresso Teraderm em São Paulo.
Se você ainda quer esticar os cabelos, procure usar o tioglicolato ou a guanidina e consulte um cabeleireiro que tenha juízo e responsabilidade.

Nenhum comentário: